Hey folks! Neste novo tema irei publicar pequenas coisas que me surpreendem. Espero que vos agrade!! :D
Ontem vi um documentário na Odisseia (gravado - Sr Deus abençoa a zonbox) sobre o povo Masai, localizado geralmente no Quénia e Tanzânia. A meu ver, todas as culturas são fascinantes e particulares. Nesta, entre muitas coisas gostaria de salientar uma peculiaridade que achei deliciosa:
As mulheres massais enfeitam-se com colares feitos por elas mesmas, com contas que passam de geração em geração. São colares exuberantes! Bem, onde eu quero chegar... é um elogio máximo dizer que uma mulher está tão bonita como uma vaca (o que para qualquer mulher ocidental seria um insulto! Sim, não chamem vaca à vossa namorada!!)
Tal percebe-se, se se entender que o povo masai está absolutamente dependente do gado bovino, desde trocas comerciais a em relações matrimoniais, passando pela alimentação e construção de casas.
"Quatro anos após um grupo de pastores masai do Quênia tocou os corações dos americanos com a doação de 14 cabeças de gado premiado para os E.U. para ajudar a aliviar a dor dos ataques do 11 de Setembro, uma nova casa foi encontrado o dom incomum."
^^
----------------------------------------------------------------------
Notas e referências:
http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/5339460.stm&ei=R6I7TPHGEM2COKP6lMUC&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CB8Q7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3Dmasai%2B11%2Bseptember%26hl%3Dpt-PT%26prmd%3Dv
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esta bom gostei... mas as culturas são assim devemos respeitar.
ResponderExcluirBem meti este tema já no conteudo do blog, no lado da Divulgação/informação
Como estudante de antropologia, acho que o texto está bastante curioso, mas nota-se um pouco de etnocentrismo (é no "não chamem de vaca à vossa namorada"). Compreende-se perfeitamente que numa cultura bastante dependente do gado bovino o elogio máximo a uma mulher é uma comparação ao gado (provavelmente não deve ser ofensivo para as mulheres). A cultura portuguesa tende a associar a vaca à prostituição (não se compreende bem porquê?! Acho que as vacas não andam por aí a trocar sexo por dinheiro) e não consegue ver as grandes qualidades do animal como o povo Masai. Mas, pelo menos não se andam aos tiros por causa de vacas como no caso do povo sudanês, Nuer e Dinka.
ResponderExcluirObrigada, Melim. Tinha-me esquecido....
ResponderExcluirEu disse "o que para qualquer mulher ocidental seria um insulto"... não desejei ser etnocêntrica. :P
ResponderExcluir